Acervo Arquivístico

O acervo do Instituto Butantan constitui uma parcela significativa da memória dos acervos de saúde, ciência e tecnologia de São Paulo, organizados em fundos e coleções sob a guarda do Centro de Memória e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas.
Como projeto inicial foram inseridos no repositório alguns conjuntos documentais do Fundo Instituto Butantan, que já passaram por todo os processos de conservação e descrição. Foram contemplados os documentos que eram mais consultados pelos pesquisadores, diminuindo assim o manuseio dos documentos físicos e abrindo a possibilidade de um acesso mais efetivo dessas informações. Estão disponíveis no repositório:

  • Relatórios de gestão anual: Série formada por 107 documentos encadernados produzidos pela diretoria das seções, áreas, laboratórios e diretoria geral do Instituto Butantan de 1901 a 2015. Essa documentação expressa todo o desenvolvimento da instituição, a produção dos soros e vacinas, as impressões de seus diretores sobre o avanço das áreas e assuntos que envolvem a administração, pesquisa e divulgação científico, com uma grande riqueza de informações, pois seu conteúdo está permeado de gráficos, quadros informativos e fotografias únicas. Já estão disponíveis os metadados de toda a série e dos relatórios digitalizados de 1901 a 1945.
  • Registros fotográficos do serviço de fotografia: Série de fotografias que retratam as atividades desenvolvidas pela instituição nas áreas de pesquisa, produção e cultura, em suas dimensões espaciais e humanas do início do Instituto Butantan até a década de 2000. Dos 17.000 itens que compõem a série estão disponíveis no repositório 7314 imagens com suas principais informações de conteúdo e informações contextuais.
  • Ilustrações do Serviço de Desenho: Série de ilustrações científicas feitas por desenhistas do Instituto Butantan, e que realizaram desenhos minuciosos para os artigos e pesquisas dos laboratórios do Instituto.
    Os demais conjuntos do Fundo institucional e também os fundos e coleções pessoais serão inseridos no repositório com a finalização dos processos e organização e descrição do acervo, mas estes já podem ser consultados presencialmente conforme nossas normas de consulta.