
Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1933 - 1989 (Creation)
Level of description
Fundo
Extent and medium
Textual: 0,56 metros lineares; fotográfico: 5 itens (negativos e fotografias); iconográfico: 3 itens (ilustrações).
Context area
Name of creator
Biographical history
Repository
Archival history
Biografia: Flávio Oliveira Ribeiro da Fonseca nasceu em 12 de outubro de 1900, no Rio de Janeiro. Médico, formado em 1923, se especializou em Parasitologia, Microbiologia e Zoologia Médica pelo Instituto Oswaldo Cruz e, em 1935, tornou-se Livre Docente em Parasitologia pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).
Em 1925, chefiou a Seção Médica da Comissão de Planejamento da Estrada de Ferro Transcontinental de Santos-Arica (Peru), ocasião em que percorreu o interior do Mato Grosso e as florestas da Bolívia. Flávio da Fonseca foi, ainda, major-médico do Exército Brasileiro e, entre os anos de 1926 e 1931, lecionou como professor catedrático de microbiologia na Faculdade de Medicina da USP. Foi um dos fundadores da Escola Paulista de Medicina, onde assumiu a cátedra de Parasitologia em 1933, bem como fundou a Sociedade Brasileira de Entomologia, o Clube Zoológico do Brasil e a Fundação do Parque Zoológico de São Paulo.
No ano de 1931, foi incorporado ao corpo médico do Instituto Butantan, de onde saiu apenas temporariamente para dirigir o Serviço de Profilaxia da Malária de São Paulo.
No Butantan, trabalhou nas áreas de Imunoterapia, Bacteriologia e Virologia. Em 1937, assumiu a chefia do Departamento de Parasitologia, cargo que ocupou até a data de seu falecimento. Dirigiu o Instituto Butantan em dois períodos, de 1941 a 1944 e de 1956 a 1963. Ao longo de sua trajetória publicou mais de 100 trabalhos e seus estudos sobre acarologia e febre maculosa obtiveram elevado reconhecimento acadêmico. Faleceu em 22 de maio de 1963, com 62 anos.
História arquivística: Os documentos foram identificados em planilhas específicas no ano de 2016.
Immediate source of acquisition or transfer
Dado não Disponível.
Content and structure area
Scope and content
Os documentos textuais referem-se às correspondências recebidas e anotações de autoria de Flávio da Fonseca; constam correspondências referentes à morte de José Manoel Ruiz, pois ao que tudo indica ambos trabalharam muito tempo juntos no instituto e eram amigos.
Os documentos fotográficos referem-se a pesquisas desenvolvidas, assim como os documentos iconográficos como ilustrações de ácaros dos desenhistas H. Uhlmann e Aurélio Ferraz Costa.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Estágio de tratamento: Parcialmente processado.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Sem restrição de acesso.
Conditions governing reproduction
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta.
Language of material
- Portuguese
- Spanish
- French
- English
- German
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Sem requisitos técnicos para acesso.
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Nota sobre conservação:
Em geral, os documentos estão em bom estado de conservação.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.124p.
ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/ tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2.ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Os documentos foram identificados de acordo com os preceitos da Arquivologia. Para a biografia foi consultado:
INSTITUTO BUTANTAN. [Homenagem póstuma ao] Prof. O Dr. Flavio Oliveira Ribeiro da Fonseca. (1900 – 1963). Memórias do Instituto Butantan. São Paulo, jul. 1963.
FONSECA, Flávio Oliveira Ribeiro da. Instituto Butantã: sua origem, desenvolvimento e contribuição ao progresso de São Paulo, IN: São Paulo em quatro séculos, vol.2, Instituto Histórico e Geográfico de S. Paulo, editado pela Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, S. Paulo, 1954.
Digital object metadata
Filename
IB_ICO_012085.jpg
Latitude
Longitude
Media type
Image
Mime-type
image/jpeg