Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1882 - 2014 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Textual: 1 metro linear; fotográfico: 1.353 itens (fotografias)
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Biografia: Carlos Righetti Neto, filho de Benedita Nascimento Righetti e Atílio Righetti, nasceu em 15 de maio de 1944, na cidade de São Paulo. Estudou o primário entre 1952 e 1955 na Escola Rural Alberto Torres (antigo Grupo Escolar Rural do Butantan). Em 1969 Carlos Righetti começou a trabalhar como técnico de laboratório na Seção de Meios de Cultura e Esterilização.
No ano de 1980 ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Prof. Carlos Pasquale”, obtendo o título de Licenciatura (1982) e Bacharel (1984) em Ciências Biológicas. Certificou-se no ano de 1994 em Boas Práticas de Fabricação pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Instituto Butantan foi encarregado do setor de Meios de Cultura e Esterilização. Foi assistente de Pesquisa Científica e Tecnológica, chefe de seção e vice-diretor de Serviços de Técnicas Auxiliares. Recebeu, em 23 de fevereiro de 2001, um prêmio de reconhecimento pela dedicação ao trabalho prestado ao Instituto Butantan, durante a comemoração de aniversário de 100 anos da instituição.
Escreveu diversos artigos científicos e também protagonizou dois documentários: “Escola Rural”, produzido para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e difundido nas escolas estaduais do Estado e “Enraizados”, dos diretores Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli, projeto premiado pelo Concurso História dos Bairros de São Paulo. Faleceu em 18 de janeiro de 2018.
História arquivística: Os documentos textuais foram identificados em planilha específica no ano de 2015. Em 2017 foram identificados os documentos fotográficos.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Os documentos foram doados pelo próprio produtor da documentação, Carlos Righetti, entre os anos de 2006 e 2014.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos textuais referem-se a reproduções de certificados e publicações sobre a trajetória profissional de Carlos Righetti dentro do Butantan; dossiês e manuais sobre procedimentos da Seção de Meios de Cultura para Imunobiológicos; convites, folhetos e boletins sobre atividades desenvolvidas no Instituto Butantan.
Os documentos fotográficos referem se a fotografias da infância de Carlos Righetti, eventos e atividades da Associação de Funcionários do Instituto Butantan (ASIB), da banda de músicos e bloco carnavalesco do Instituto Butantan e reproduções de fotografias sobre as atividades e procedimentos da Seção de Meios de Cultura para Imunobiológicos e eventos no Instituto Butantan.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Estágio de tratamento: Parcialmente processado.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Sem restrição de acesso.
Condiçoes de reprodução
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta.
Idioma do material
- português
- inglês
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Sem requisitos técnicos para acesso.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota sobre conservação: Em geral os documentos estão em bom estado de conservação.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.124p.
ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/ tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2.ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Os documentos foram identificados de acordo com os preceitos da Arquivologia. Texto biográfico escrito por Maria Lucia Righetti, filha de Carlos Righetti.