Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1896 - 2011 (Creation)
Level of description
Fundo
Extent and medium
Textual: 0,14 metros lineares; fotográfico: 648 itens (fotografias e negativos), iconográfico: 33 ilustrações.
Context area
Name of creator
Biographical history
Repository
Archival history
Biografia: Nascido com o nome de Karl Rudolph Fischer, em 17 de setembro de 1886, na cidade de Leipzig, Alemanha, alterou a grafia de seu nome para Carlos Rodolpho Fischer, após se naturalizar brasileiro em 1917, pois havia sido confundido como espião alemão durante a 1ª Guerra Mundial. Com 12 anos, começou a trabalhar na empresa litográfica e se aperfeiçoou em xilogravura na Real Academia de Leipzig. Em 1910, temendo o início da guerra, veio ao Brasil para trabalhar na empresa Lithographica Hartmann Reichenbach, a qual prestava serviços para o Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro. Em abril de 1912, foi contratado pelo mesmo instituto para a função de desenhista. Foi um dos principais ilustradores da obra de Adolpho Lutz.
Após se mudar para São Paulo, ingressou no Instituto Butantan em abril de 1920, exercendo as funções de desenhista e ceroplasta. Ademais, por seu interesse em entomologia e com patrocínio do Serviço de Defesa do Café, desenhou com precisão a “broca do café”, que assolava os cafezais paulistas na época, auxiliando, assim, no trabalho de controle da praga. A seguir, se transferiu, em 1928, para o Instituto de Defesa Agrícola e Animal (Instituto Biológico, a partir de 1937), onde assumiu a função de desenhista microscopista (1928- 1942), depois de revisor (1942-1945) e, finalmente, de redator da revista O Biológico (1945-1951), cargo no qual se aposentou. Embora não possuísse formação de biólogo, Fischer especializou-se, também, no estudo dos insetos, particularmente dos dípteros. Faleceu na cidade de São Paulo, em 25 de maio de 1955.
História arquivística: Os documentos foram identificados em planilhas específicas no ano de 2017. Parte do acervo fotográfico foi digitalizado no projeto de preservação do acervo fotográfico do Instituto Butantan, em 2013. No processo de identificação observou - se documentos produzidos após a morte de Fischer, como traduções e reproduções de cartas, possivelmente incorporadas por seus antigos custodiadores.
Immediate source of acquisition or transfer
Os documentos foram doados pelo bisneto, Alberto Fischer, em junho de 2013, e pelo filho, Oscar Silvio Fischer, em abril de 2017.
Content and structure area
Scope and content
Os documentos textuais referem-se a transcrição e cópias de diários de viagem, anotações e agenda de contatos; cópias de diplomas, cartas e periódicos; homenagem a Emílio Ribas e textos.
Os documentos fotográficos referem-se a imagens dos prédios do Instituto Butantan, Horto Oswaldo Cruz, serpentário, pombal, Desinfectório Central (SP), Ilha da Queimada Grande (SP) e Instituto Oswaldo Cruz (Manguinhos/RJ); imagens de pontos turísticos de São Paulo e Rio de Janeiro; cópias de fotografias de família, do próprio Carlos Rodolpho Fischer e negativos de fotografias de álbum de família.
Os documentos iconográficos referem-se a ilustrações de serpentes, insetos e da broca do café, bem como cópias de desenhos autorais.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Estágio de tratamento: Parcialmente processado.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Sem restrição de acesso.
Conditions governing reproduction
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta.
Language of material
- German
- English
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Sem requisitos técnicos para acesso.
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Nota sobre conservação: Em geral os documentos estão em bom estado de conservação. Parte dos documentos fotográficos foram higienizados, acondicionados e digitalizados em 2013.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.124p.
ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/ tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2.ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Os documentos foram identificados de acordo com os preceitos da Arquivologia. Para a biografia foi consultado:
CANTER, Henrique Canter. Serpentes: arte & ciência. Henrique Moisés Canter, texto em inglês por Dolores Montero, ilustrações de Augusto Esteves [et al.] – São Paulo, Instituto Butantan, 2012, p.91-96. Disponível em: (https://repositorio.butantan.gov.br/handle/butantan/3106) acessado em 03 out. 24.