Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1939 - 2012 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Iconográfico – 1725 exemplares únicos, 6377 itens totais, incluindo cópias.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
História administrativa: o objetivo de transmitir informações para diferentes públicos sobre a prevenção de doenças e sobre atitudes para a melhoria das condições de saúde esteve presente desde os primeiros anos de estruturação das políticas públicas no Estado de São Paulo. Entre as estratégias, a produção de cartazes foi uma das mais utilizadas. A coleção reunida no acervo é de cartazes de campanhas que visavam orientar a população a buscar os serviços de saúde ao perceberem sintomas relacionados às doenças, divulgavam os fatores de riscos e os meios de prevenção. Ilustrados e com uma comunicação direta, oferecem elementos para reflexões sobre as ênfases e as concepções que permearam as políticas de saúde na sua relação com a sociedade, em diferentes períodos.
História arquivística: a reunião dos cartazes aconteceu em diferentes períodos. Os cartazes produzidos no âmbito da gestão pública de saúde do Estado de São Paulo foram encontrados junto aos cartazes produzidos por outras esferas públicas em nível federal, estadual e municipal. Os cartazes estão organizados por temática de campanha de saúde ou doença e a entidade produtora foi identificada, quando possível. Os documentos foram identificados no “Diagnóstico do Acervo do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas - Centro Técnico de Preservação da Memória” realizado em 1999 por amostragem, mas com descrição extensiva dos temas dos materiais. Em 2014 e 2015, planilhas específicas foram elaboradas com as descrição dos itens documentais. Uma parcela dos cartazes foi digitalizada em 2018, a partir da demanda de pesquisa. Em 2023 as planilhas de controle foram revisadas de acordo com a separação do material. Neste período também foi feita a higienização dos exemplares, pequenos reparos e elaboração de novas embalagens para acondicionamento. Em 2025 as informações coletadas foram sistematizadas e os exemplares digitalizados foram catalogados.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Secretaria de Estado da Saúde.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentação composta por cartazes de campanha de saúde com as seguintes temáticas: Acidentes e prevenção, como acidentes domésticos, na infância, gerais, de trabalho e de trânsito; primeiros socorros e prevenção em geral; doenças infecciosas e parasitárias, como dengue, febre amarela, malária, leishmaniose, esquistossomos; cólera; catapora, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, varíola; tuberculose, meningite, difteria, tétano; raiva; doença de chagas; verminoses; doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) / ISTs, como aids, sífilis, herpes genital, HPV e campanhas educativas. Doenças crônicas e condições de saúde em geral: diabetes, hipertensão, asma, bronquite, pneumonia; câncer (pele, boca, preventivo; saúde mental e saúde bucal e ocular). Saúde da criança e do idoso; direitos da criança; doenças da infância; do idoso. Educação e promoção de saúde; educação sanitária; informativos de saúde, simpósios e cursos. Dia mundial da saúde. Alimentação e nutrição; amamentação e leite; desidratação e reidratação; nutrição; animais e vetores; animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões); pernilongos e ratos; febre aftosa. Água e meio ambiente: água tratada; meio ambiente; poluição sonora. Doação e transplantes; doação de sangue, órgãos e tecidos; transplantes. Hábitos e dependências; tabagismo, álcool, drogas; hábitos de higiene e vacinação; vacinação múltipla e calendário de vacinas.
As datas limites não são precisas, pois muitos cartazes não possuem data de produção ou identificação.
Os produtores dos materiais de forma geral são: Associações; Conselhos; Fundações; Secretarias; Ministérios; Prefeituras; Institutos; Universidades; Hospitais; Companhias; Empresas; Sociedades; Federações; Governos; Programas; Organizações Sociais; Serviços Públicos; Departamentos; Divisões e Organizações Internacionais.
São 1720 exemplares únicos, num total de 6377 itens com as duplicatas.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Sistema de arranjo: Os cartazes estão organizados por temática de campanha de saúde ou doença. O arranjo estabelecido da coleção consiste dos seguintes temas: Acidentes Domésticos; Água Tratada; AIDS; Álcool; Amamentação; Animais Peçonhentos; Asma, Bronquite e Pneumonia; Campanha Deficiente; Câncer Preventivo; Catapora; Doença de Chagas; Cólera; Simpósio, Conferências, Seminários, Encontros e Cursos; Dengue; Desidratação; Diabetes; Difteria; Direitos da Criança; Dia Mundial da Saúde; Doação de Sangue, Coração, Coleta e Hipertensão; Doação de Órgãos e Transplantes; Doenças da Infância; Drogas; Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) / ISTs; Educação Sanitária e Saúde; Esquistossomose; Febre Aftosa; Dengue e Febre Amarela; Gripe; Hábitos de Higiene; Hanseníase; Herpes, Câncer de Pele e Boca; Hepatite; Informativos de Saúde; Leishmaniose; Malária; Meio Ambiente; Meningite; Nutrição; Leite; Pernilongo e Rato; Poliomielite/Paralisia Infantil; Prevenção de Acidentes na Infância; Prevenção de Acidentes Gerais; Prevenção de Acidentes de Trabalho; Prevenção de Acidentes de Trânsito; Primeiros Socorros; Sarna, Piolho e Micose; Poluição Sonora; Raiva; Reidratação; Sarampo; Saúde Bucal; Saúde Ocular; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Gripe; Sífilis; Tabagismo; Tétano; Tuberculose; Vacinação Múltipla; Calendário de Vacinações; Varíola; Verminoses.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Sem restrição de acesso.
Condiçoes de reprodução
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta.
Idioma do material
- africâner
- alemão
- espanhol
- francês
- inglês
- português do Brasil
- russo
- sueco
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Sem requisitos técnicos para acesso.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota gerais: para os produtores específicos dos documentos ver o item correspondente.
Nota sobre conservação: documentos em estado regular de conservação.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
A fonte de informação utilizada para a elaboração da história administrativa e história arquivística foram as informações consultadas:
PORTO, A; PONTE, C. F.: “Vacinas e campanhas: imagens de uma história a ser contada”. História, Ciências, Saúde Manguinhos, vol. 10 (suplemento 2): 725-42, 2003.
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
BR_SPMUSPER_CCS_SIFI_012.jpg
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Imagem
Mime-type
image/jpeg
