
Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1893 - 2004 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Textual: 17 metros lineares; iconográfico: 12 álbuns, 3 caixas com fotografias (49 envelopes), 17 emoldurados e negativos avulsos (não contabilizados)
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
História Administrativa:Pérola Byington, filha de imigrantes americanos, nasceu em 1879 em Santa Bárbara do Oeste. Em 1899 obtém o diploma de professora e em 1901 casa-se com Alberto Jackson Byington. Os dois vão para os Estados Unidos, onde Pérola passa a colaborar com a Cruz Vermelha. Ao retornar ao Brasil, na década de 1920, Pérola se reúne com Maria Antonietta de Castro, Educadora Sanitária Chefe da Inspetoria de Educação Sanitária e Centros de Saúde. Maria Antonietta, titulada pela primeira turma do curso do Instituto de Higiene de São Paulo, possuía relevante experiência, com 14 anos de atuação no ensino e na promoção da saúde pública. Com a experiência adquirida nos trabalhos de assistência social e educação sanitária, e atentas às questões sociais decorrentes do desenvolvimento econômico da cidade de São Paulo, Pérola e Maria Antonietta fundam em 12 de agosto de 1930 a Cruzada Pró-Infância, com o objetivo fundamental de combater a mortalidade infantil, viabilizando recursos para a assistência, educação e proteção à mãe e à criança. As atividades da Cruzada Pró-Infância tiveram início na residência de Pérola Byington, localizada na Av. Paulista, onde permaneceu até 1931. Neste ano, a organização foi transferida para a sua primeira sede, na Rua Madalena. Entre as atividades da Cruzada destacam-se a assistência médica e sanitária gratuita, defesa do salário-maternidade e do pré-natal, a criação de jardins de infância e de creches, e a fundação do primeiro banco de leite humano do Brasil. A Cruzada também contribuiu para instituir o Dia da Criança na agenda nacional. A partir dos anos 1940, voltou esforços para a construção de um hospital materno-infantil, que resultou no Hospital Pérola Byington, inaugurado em 1959. Desde então a Cruzada Pró-Infância tem direcionado suas atividades e recursos na busca de alternativas e soluções que amparem a mãe e a criança. A administração do Hospital Pérola Byington foi transferida para a Secretaria Estadual da Saúde em 1989, mediante a locação do seu prédio e a garantia da continuidade dos serviços de saúde gratuitos à mulher e à criança. O Hospital se tornou uma referência na área. Em 2022 foi iniciada a transição dos atendimentos do antigo Centro de Referência da Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington, para uma nova unidade, denominada Hospital da Mulher, na Av. Rio Branco, região central de São Paulo. A partir de um novo modelo de gestão.
História arquivística: Os acervos iconográfico e hemeroteca possuem planilhas eletrônicas específicas, elaboradas entre 2001, 2015 e 2017; parte do acervo fotográfico foi digitalizado em 2018. As fotografias emolduradas foram higienizadas e listadas em 2022. A hemeroteca, composta pela Série “Recortes de Jornal” da Subseção da Divisão de Propaganda e Educação, possui um guia com informações de assunto, veículo de imprensa e data da publicação. Os documentos textuais foram identificados de forma preliminar e organizados em 2005 no âmbito de pesquisa para composição do livro "O Gesto que Salva" (2005); posteriormente organizados em planilhas individuais no ano de 2021. Entre 2023 e 2024, houve uma revisão física do fundo, para melhor entendimento da relação existente entre a documentação produzida e acumulada, identificação das séries e aprofundamento das descrições - não houve reorganização ou reordenação física, obedecendo a originalidade da proveniência e padrões estabelecidos anteriormente. Os objetos tridimensionais localizados nas caixas de documentos foram catalogados e listados em 2024.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Até o ano de 2005 a documentação estava localizada na sede da Cruzada Pró-Infância, sendo transferida em 2009 ao Instituto de Saúde, que administrava o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas no período.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentação produzida em decorrência das atividades de assistência social da instituição, composta por ofícios, correspondência, relatório, livro razão, livro ata, pauta de reunião, artigo, mapa, diploma, recorte de jornal, regimento, estatuto, regulamento, acordos, boletim, certificado, balanço, convênio, revista, folheto, selo, memorando, folha de pagamento, dossiê, fotografias e o periódico Jornal Ser (Caracas/Venezuela - 1958-1980).
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
O Fundo está dividido em quatro Seções: Diretoria Geral, Departamento Administrativo, Departamento Técnico e Homenagens. Estas Seções, por sua vez, estão divididas em Subseções, Séries e Subséries.
A Seção Diretoria Geral está dividida em nove Séries e duas Subseções: Maria Antonietta de Castro e Pérola Byington. As Séries sem Subseção são: Atas de Sessão do Conselho Diretor, Avulsos, Estatutos, Fotografias, Homenagens, Livros de Ouro, Recortes de Jornal, Regimentos Internos e Regulamentos. A Subseção Maria Antonietta de Castro possui dez Séries: Avulsos, Certificados, Curriculum Vitae, Fotografias, Homenagens, Publicações, Recortes de Jornal, Relatório de Trabalhos Realizados, Relatórios e Textos. A Subseção Pérola Byington possui dezesseis Séries: Avulsos, Biografias, Cartões, Certificados, Correspondência, Correspondência Expedida, Correspondência Recebida, Diplomas, Documentos Pessoais, Entrevistas, Fotografias, Homenagens, Notificações, Publicações, Recortes de Jornal e Textos.
A Seção Departamento Administrativo está dividida em quatro Subseções: Divisão da Secretaria Geral, Divisão da Tesouraria Geral, Divisão de Pessoal e Divisão do Almoxarifado Geral. A Subseção Divisão da Secretaria Geral possui dezenove Séries: Acordos, Atas de Concursos, Atas de Reunião, Atestados, Avulsos, Boletins de Serviço, Certames, Certificados de Matrícula, Convênios, Correspondência Expedida, Correspondência Recebida, Histórico Administrativo, Matrículas DPS, Ofícios, Recortes de Jornal, Relatórios de Trabalhos Realizados, Relatórios, Relatórios de Atividades e Textos. A Subseção Divisão da Tesouraria Geral possui dez Séries: Ativos Imobiliários, Auxílios e Subvenções, Balancetes, Balanços, Impostos, Inscrições CGC, Livro Diário, Livro Razão, Orçamentos e Processos de Solicitação. A Subseção Divisão de Pessoal possui uma Série: Relatórios. A Subseção Divisão do Almoxarifado Geral possui uma Série: Fotografias.
A Seção Departamento Técnico está dividida em cinco Subseções: Divisão da Casa Maternal, Divisão de Propaganda e Educação, Divisão dos Centros de Assistência Social, Divisão dos Serviços Médicos e Hospital da Cruzada Pró-Infância. A Subseção Divisão da Casa Maternal possui uma Série: Fotografias. A Subseção Divisão de Propaganda e Educação possui quinze Séries: Avulsos, Cartões, Convites, Correspondência, Folhetos, Fotografias, Homenagens, Programas, Proposições e Programas de Ação, Publicações, Recortes de Jornal, Relatórios, Relatórios de Simpósios, Selos de Campanha e Textos; a Série Publicações possui uma Subsérie: Jornal Ser. A Subseção Divisão dos Centros de Assistência Social possui seis Séries: Fotografias, Relatórios de Berçários, Relatórios de Organização, Relatórios Jardins da Infância, Relatórios Socioeconômicos e Textos. A Subseção Divisão dos Serviços Médicos possui seis Séries: Estudos de Psicologia Infantil, Fotografias, Relatórios de Pré-Natal e Higiene Infantil, Relatórios de Psicologia Infantil, Relatórios de Vacinação e Textos. A Subseção Hospital da Cruzada Pró-Infância possui onze Séries: Arquivos de Planta, Correspondência, Fotografias, Memorial Descritivo, Projetos de Instalação Centralizada de Oxigênio, Projetos de Instalações Hidráulicas, Projetos de Necrotério, Projetos de Pisos, Projetos de Rede Telefonia, Projetos para Equipamentos e Relatórios Financeiros de Construção.
A Seção Homenagens possui oito Séries: Avulsos, Dossiê de Pesquisa, Etiquetas de Acervo, Fotografias, Guia de Acervo da Hemeroteca, Publicações, Recortes de Jornal e Textos.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Sem restrição de acesso
Condiçoes de reprodução
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta
Idioma do material
- português
- espanhol
- inglês
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Sem requisitos técnicos para acesso
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota sobre conservação: em geral, documentos em bom estado de conservação.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
A fonte de informação utilizada para a elaboração da história administrativa foi a documentação do próprio Fundo e as informações consultadas em:
Cruzada Pró-Infância. Acesso em 04/09/2024.
MOTT, Maria Lúcia; BYINGTON, Maria Elisa Botelho; ALVES, Olga Sofia Fabergé. O gesto que salva: Pérola Byington e a Cruzada Pró-Infância - São Paulo: Grifo Projetos Históricos e Editoriais, 2005.
A elaboração do quadro de arranjo baseou-se no Regulamento Institucional (BR_SPMUSPER_CPI_DIRG_REGS_1944), documento presente no próprio fundo.
Equipe responsável pela elaboração do inventário: Augusto Silva Lima Gomes dos Santos e Maria Talib Assad.
Trabalho de descrição e processamento da documentação realizado em etapas por equipe composta por estagiários, jovens aprendizes, técnicos contratados e analistas de documentação ao longo dos anos de 2001 a 2024
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
BR_SPMUSPER_CPI_DPTT_DCAS_FOTO_ALBUM03_11.jpg
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Imagem
Mime-type
image/jpeg