Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1933 - 2000 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Biografia: Gastão Rosenfeld nasceu em Budapeste, Hungria, em 26 de julho de 1912. De família judaica, migrou para o Brasil em 1913, onde se graduou em medicina no ano de 1938. Dedicado ao estudo da Hematologia, especialidade médica voltada à fisiologia e patologias do sangue, Rosenfeld ingressou no Instituto Butantan em 1945, a convite do Dr. Guilherme Otto Bier, diretor da instituição à época. Com a missão de organizar e chefiar o Laboratório de Hematologia, desenvolveu também importantes estudos na área de Hematologia experimental até 1947, quando foi transferido para trabalhar no Instituto Biológico de São Paulo.
Em 1948, foi um dos descobridores da Bradicinina, um potente vasodilatador, obtido a partir da análise de amostras de veneno da serpente jararaca. Rosenfeld regressou ao Instituto Butantan em 1951 e, em 1954 assumiu a chefia do Hospital Vital Brazil, cargo que exerceu até 1966. Além disso, foi secretário geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Faleceu em 15 de julho de 1990.
História arquivística: Os documentos fotográficos foram digitalizados no projeto de preservação do acervo fotográfico do Instituto Butantan, em 2013. Os documentos do Fundo foram identificados em planilhas específicas no ano de 2016. Em 2019 foi revista a descrição dos documentos fotográficos.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Os documentos foram recolhidos pelo Núcleo de Documentação pela antiga diretora do Hospital em função da parceria de Gastão com as pesquisas desenvolvidas nesta unidade, e pela continuação do trabalho dele (depois de seu falecimento) pela pesquisadora Eva Keller. Foi ela quem deixou este material, após sua aposentadoria, no Hospital Vital Brazil. Em 2020 foram doados objetos utilizados por Gastão Rosenfeld por sua neta Andrea Rosenfeld.
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos textuais referem-se a correspondências de Gastão Rosenfeld, destaque para um conjunto de correspondências trocadas com Giorgio Schreiber (Instituto de Biologia da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais - UFMG); recorte de periódico sobre o caso Sebastião Baeta Henriques e Olga Baeta Henriques, investigados pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DE - OPS) e correspondência de Gastão Rosenfeld endereçada ao DEOPS; folhetos e publicações contendo preços de produtos do Instituto Butantan; publicações sobre eventos e pesquisas; anotações de Gastão Rosenfeld; recortes de periódicos sobre expedição do Instituto Butantan à Ilha da Queimada Grande/SP.
Os documentos fotográficos referem-se a imagens do Instituto Butantan, visita do Prof. Jacob do Instituto Pasteur, pacientes do Hospital Vital Brazil, fotografia de Antonio Maximiano Xavier Lisboa, aulas e imagens de serpentes e extração de veneno.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Estágio de tratamento: Parcialmente processado.
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Com restrições de acesso. A consulta é autorizada mediante a assinatura do termo de responsabilidade garantindo o respeito à intimidade, “sendo vedada a identificação da pessoa a que as informações se referirem” por se tratar de uma documentação de caráter pessoal (Resolução nº 1931/2009 CFM).
Condiçoes de reprodução
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta.
É proibida a reprodução das fotografias de pacientes.
Idioma do material
- português
- inglês
- francês
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Sem requisitos técnicos para acesso.
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota sobre conservação:
Em geral, os documentos estão em bom estado de conservação.
Os documentos fotográficos foram higienizados, acondicionados e digitalizados em 2013.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.124p.
ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/ tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2.ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Os documentos foram identificados de acordo com os preceitos da Arquivologia. Para a biografia foram consultadas:
WEN, Fan Hui; SOLOSANDO, Aline; FERNANDES, Suzana César Gouveia; FARIA, Marcella; IBAÑEZ, Nelson; SANT’ANNA, Osvaldo Augusto. Memória iconográfica do Instituto Butantan: o acervo Gastão Rosenfeld. In: Cadernos de História da Ciência, São Paulo, v.02, nº 01, 2006. Disponível em: https://bibliotecadigital.butantan.gov.br/arquivos/22/PDF/v2n1a07.pdf. Acesso em 04 out.2024.