
Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1893 - 1968 (Creation)
Level of description
Fundo
Extent and medium
Textual: 11 metros lineares (658 volumes)
Context area
Name of creator
Biographical history
Repository
Archival history
História administrativa: O Instituto de Infectologia Emílio Ribas é uma das primeiras Instituições de Saúde Pública em São Paulo. Iniciou suas atividades em 1880 como o Hospital dos Variolosos. Contava apenas com um pavilhão e atendia exclusivamente doentes de varíola. Em 1894, o Hospital dos Variolosos recebe sua primeira ampliação, frente à necessidade do atendimento de pacientes acometidos por outras epidemias como a febre amarela, difteria e a febre tifoide. Em 1932, o Hospital de Isolamento passa a se chamar Hospital de Isolamento Emílio Ribas, em homenagem ao médico e sanitarista Emílio Ribas, que atuou diretamente no combate das epidemias de varíola e febre amarela. O Hospital participou, desde sua inauguração, no combate de grandes epidemias, como a varíola, febre amarela, difteria, febre tifoide, meningite – na década de 1970 -, entre outras, passando a atender um número cada vez maior de pessoas portadoras de doenças infecciosas e parasitárias. Reconhecido, desde o início do século 20, como local de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, mudou de nome em 1991 para “Instituto de Infectologia Emílio Ribas”. Desde 1980, quando surgiram os primeiros casos de HIV, o Hospital Emílio Ribas se destacou no tratamento desses pacientes e tem buscado novas técnicas para o tratamento da doença. Atualmente, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas também atua na formação de profissionais de medicina, funcionando como um “Hospital Escola”.
História arquivística: Documentos possuem listagem por amostragem feitas em 1999 e 2014. A documentação transferida ao Museu de Saúde Pública Emílio Riba data até 1968. A instituição continua atuando e produzindo documentos decorrentes de sua atividade
Immediate source of acquisition or transfer
Hospital de Isolamento Emílio Ribas
Content and structure area
Scope and content
Documentação produzida acerca das atividades do Hospital, composta por livros de ponto, registro de empenho de despesas, folha de pagamento, prestação de contas, notas de empenho, receituário médico, livro de despesas, livro de protocolo, controle de medicamentos, livro de almoxarifado ofícios, minuta, boletim, movimento de doentes, registro de doentes, regulamento do hospital e recortes de jornal
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Estágio de tratamento: parcialmente processado
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Sem restrição de acesso
Conditions governing reproduction
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta
Language of material
- Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Sem requisitos técnicos para acesso
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Nota sobre conservação: documentos em estado regular de conservação
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
A fonte de informação utilizada para a elaboração da história administrativa e história arquivística foi a documentação do próprio Fundo e as informações consultadas em:
Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Acesso em 04/09/2015
Digital object metadata
Filename
Imagem2.jpg
Latitude
Longitude
Media type
Image
Mime-type
image/jpeg