Os documentos textuais referem-se a artigos produzidos por Willy Beçak, artigos do Jornal o Estado de São Paulo, cartas enviadas e recebidas sobre a publicação de suas pesquisas na área de genética, recortes de jornais com artigos sobre o Laboratório de Genética do Instituto Butantan, programas, folhetos de simpósios e congressos. Os documentos fotográficos que compõem o Fundo são formados por fotografias e negativos com imagens microscópicas utilizadas em seus artigos científicos e pesquisas.
Os documentos textuais referem-se a cadernos escolares e anotações pessoais de Rosa Pimont, cartas de condolências por seu falecimento e certificados de participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os documentos iconográficos referem-se a cartões postais enviados a Rosa Pimont em razão de festividades e recordações de viagem.
Os documentos textuais possuem cadernos com anotações sobre trabalhos de campo desenvolvidos por José Ribeiro do Valle; correspondências e livros. Os documentos fotográficos referem-se a eventos e funcionários do Instituto Butantan, além de retratos e fotografias com Thales Martins, um dos responsáveis pela implantação do Curso de Fisiologia do Instituto.
Os documentos textuais referem-se aos estudos e pesquisas realizados por Lemos Monteiro no desenvolvimento de vacinas para febre amarela e tifo exantemático de São Paulo; possui cadernos com anotações, diplomas e certificados da trajetória profissional de Lemos Monteiro. Os documentos fotográficos e iconográficos referem-se a imagens de pesquisas realizadas por Lemos Monteiro.
O Fundo é formado por fotografias que retratam o próprio fotógrafo, alguns pesquisadores e a inauguração do busto do Vital Brasil, com a presença de Vital Brazil, Eduardo Vaz e Adhemar de Barros.
Composto por autobiografia (não publicada) de Isaías Raw, artigos e publicações do Instituto Butantanomposto por autobiografia (não publicada) de Isaías Raw, artigos e publicações do Instituto Butantan
Os documentos referem-se à trajetória profissional de Ivan Mota, como publicações e periódicos sobre suas pesquisas; correspondências recebidas e separatas publicadas por ele.
Os documentos textuais referem-se a atividades desenvolvidas durante a trajetória de Henrique Moisés Canter no Instituto Butantan, como folders, materiais didáticos e documentos de comunicação interna, além de arquivos de natureza externa, como matérias jornalísticas, relacionadas ao próprio Instituto. Já os documentos iconográficos e fotográficos relacionam-se a ilustrações produzidas no Instituto Butantan, além de fotografias sobre eventos realizados na instituição e de personalidades do instituto.
Os documentos textuais referem-se à trajetória profissional de Hélio Belluomini no Instituto Butantan e de suas atividades na FUNDACENTRO; cópias de diplomas e certificados referentes à participação de Hélio Belluomini em cursos, palestras e eventos; publicações e periódicos sobre suas atividades e pesquisas. Os documentos fotográficos referem-se a diapositivos sobre ofidismo, serpentes, aranhas e escorpiões, sobre o Zoológico de São Paulo, sobre coleta de animais, imagens do Pará, Amapá e Espírito Santo; fotografias de eventos; fotografias e negativos de desenhos de peles de cobras. Os documentos audiovisuais referem-se a fitas VHS sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos e sobre o 1º Congresso Brasileiro de Zoonoses e DVD sobre expedições à Ilha da Queimada Grande/SP.