Série composta por folhetos informativos relacionados à saúde pública, transmissão e prevenção de doenças, instruções e orientações diversas. Destacam-se os folhetos relacionados à peste bubônica e febre amarela.
Traz informações "Ao povo" sobre a transmissão da peste bubônica pelo ratos e suas pulgas, para o combate à doença orienta como exterminar os animais e incinerá-los além de instruções de como retirar os produtos para esta eliminação gratuitamente na Pharmácia do Estado. Recomenda a entrega de ratos mortos no Desinfectório Central mediante recompensa financeira e alerta para multa caso sejam verificadas a criação destes animais. O folheto apresenta as informações em português, italiano, alemão, inglês e francês.
Folheto com instruções para evitar a propagação da peste com orientação voltadas às ações de controle do Estado como remoção de lixo, matança dos ratos, notificação de casos suspeitos, vacinação, ações de desinfecção e vigilância nas fronteiras.
Folheto com instruções voltadas ao público sobre a reprodução dos ratos, apresenta dados sobre a população de animais na cidade e os prejuízos causados, além da propagação da peste. Traz informnações sobre a doneça e propõe a desratizaçãop como medida de saúde coletiva.
Relatório apresentado ao Coronel Alexandre Collares Moreira Junior, governador do Estado pelo Dr. Victor Godinho, chefe de Serviço Extraordinário de Hygiene.
Dossiê composto por documentos diversos sobre educação sanitária, tuberculose, mosquitos, peste, etc., produzidos pelo Serviço Sanitário e acumulados pelo professor Pedro Silva. Contém cartilhas, folhetos, artigos e cópias xerográficas.