Atestado de frequência, janeiro à dezembro de 1926
- BR SPMUSPER SS-DIRG-SEC-ATFR-012
- Item
- 1926
Atestados de frequência dos funcionários do Serviço Sanitário para o período de janeiro à dezembro de 1926.
Serviço Sanitário do Estado de São Paulo
1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Atestado de frequência, janeiro à dezembro de 1926
Atestados de frequência dos funcionários do Serviço Sanitário para o período de janeiro à dezembro de 1926.
Serviço Sanitário do Estado de São Paulo
Inspetoria de Moléstias Infecciosas
A Inspetoria de Profilaxia das Moléstias Infecciosas, foi criada subordinada à Direção Geral do Serviço Sanitário, responsável isolar pacientes com doenças epidêmicas; realizar serviços de limpeza e desinfecção; combater moscas, mosquitos, ratos e outros vetores; organizar e administrar hospitais de isolamento de emergência e outros estabelecimentos similares, incluindo hospitais para pacientes com tuberculose em estágio avançado; e coletar dados para pesquisas epidemiológicas. O isolamento domiciliar era preferido quando possível, com supervisão de enfermeiras sob direção médica, garantindo o cumprimento do isolamento e condições sanitárias adequadas. O policiamento sanitário era coordenado com outras inspetorias para garantir eficiência. A Inspetoria orientava a profilaxia de doenças em todo o estado, podendo atuar diretamente em surtos, e enviando regularmente dados ao Instituto de Higiene da capital. O Desinfetório Central, o Hospital de Isolamento da Capital e o Serviço de Controle de Moscas e Mosquitos passaram a ficar subordinados diretamente à Inspetoria.
Os documentos que integram esta seção contém fichas de notificação compulsória de doenças, específicas para as doenças: peste, verminose, cólera, hanseníase (lepra), impaludismo, malária, febre amarela, tuberculose, disenteria, varicela, varíola, difteria, crupe, febre tifóide, meningite, cérebro-espinhal, tracoma, sífilis e moléstias venéreas, escarlatina, encefalite letárgica, notificação de doença transmissível (geral), ficha médica da criança e ficha social de visita domiciliar, além de um catálogo da biblioteca da Inspetoria.
Catálogo da Biblioteca da Inspetoria de Moléstias Infecciosas.
Inspetoria de Moléstias Infecciosas
Catálogo da Biblioteca da Inspetoria de Moléstias Infecciosas
Catálogo da Biblioteca da Inspetoria de Moléstias Infecciosas, por ordem alfabética dos autores. Elaborado em 1937.
Inspetoria de Moléstias Infecciosas
Fichas de notificação compulsória de doença do Serviço Sanitário, em branco. Contém fichas específicas para as doenças: peste, verminose, cólera, hanseníase (lepra), impaludismo, malária, febre amarela, tuberculose, disenteria, varicela, varíola, difteria, crupe, febre tifóide, meningite, cérebro-espinhal, tracoma, sífilis e moléstias venéreas, escarlatina, encefalite letárgica, notificação de doença transmissível (geral), ficha médica da criança e ficha social de visita domiciliar.