Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1898 - 1984 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Textual: 0,6 metros lineares
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Biografia: nasceu em 22 de abril de 1909 em Pindamonhangaba (SP). Diplomado em Farmácia, pela Escola de Farmácia e de Odontologia de Pindamonhangaba em 1925 e em Medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 1933. Em 1936, foi admitido como médico mensalista pelo Serviço Sanitário do Estado, atuou em diversos Centros de Saúde, na Direto - ria Geral do Departamento de Saúde e no gabinete da Secretaria de Saúde. Participou de diversos conselhos e como professor assistente na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Defendeu a tese de doutorado “Contribuição para o conhecimento da Epidemiologia da Difteria no Município de São Paulo”, em 1963.
Santos, como assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde, sugeriu ao Secretário de Saúde, Walter Sidney Pereira Leser, que o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, concebido originalmente para a preservação da memória do médico sanitarista Emílio Marcondes Ribas e sua atuação no Estado de São Paulo (através do Decreto n. 44.572, de 22 de fevereiro de 1965), fosse instalado no edifício situado à Rua Tenente Pena, n. 100, local da antiga Seção de Epidemiologia e Profilaxia Gerais. Trata-se do prédio do antigo Desinfectório Central, onde Emílio Ribas iniciou sua carreira como inspetor sanitário. Neste período, José Antônio Alves dos Santos foi o principal responsável por encaminhar as ações de instalação, recolhimento e preservação dos documentos para comporem o Museu neste espaço. Faleceu no ano de 1999.
História arquivística: os documentos foram identificados em planilhas eletrônicas específicas, em 2021
Fonte imediata de aquisição ou transferência
José Antônio Alves dos Santos, titular do Fundo
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação acumulada pelo titular não se refere apenas às atividades desempenhadas pelo mesmo no âmbito de sua vida profissional e particular, mas também se relacionam com seu interesse e papel na preservação da história da saúde pública paulista, reunindo uma série de documentos desta natureza.
Documentação composta pelos seguintes documentos: currículo, tese de doutorado, artigos, recorte de jornal, atestado de frequência, resultado de exame, cartão postal, periódicos, convite, folheto, Índice Bibliográfico de Lepra, Revista Paulista de Medicina e fluxograma dos dispensários sanitários. Há documentação sobre o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, higiene e saúde pública, centenário do Serviço Sanitário de São Paulo, Seção Técnica de Epidemiologia, saneamento, Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, entre outros documentos referentes à saúde pública
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Estágio de tratamento: parcialmente processado
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Sem restrição de acesso
Condiçoes de reprodução
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Sem requisitos técnicos para acesso
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota sobre conservação: documentos em estado regular de conservação
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 124 p.
ISAAR(CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/ tradução de Vitor. Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Línguas e escritas
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
A fonte de informação utilizada para a elaboração da história administrativa foi a documentação do próprio Fundo e as informações consultadas:
SENNE, Catia Alves de; URZUA, Flávia Andréa Machado. A constituição do acervo do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas: subsídios para a análise de sua trajetória institucional. Cad. hist. ciênc., São Paulo, v. 6, n. 2, Dec. 2010.
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Decreto n. 44.572, de 22 de fevereiro de 1965. Acesso em 21/03/2022
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
Jose_Antonio_Santos_01.jpg
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Imagem
Mime-type
image/jpeg