Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Seção
Dimensão e suporte
29 itens.
Zona do contexto
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
No ano de 1880, o Hospital de Isolamento de São Paulo, foi erguido com o intuito de isolar doentes com doenças como a Varíola e a Febre Amarela, que assolavam o país naquele momento.
O local escolhido para a construção do Hospital de Isolamento foi a Estrada do Araçá, a atual Avenida Dr. Arnaldo e a Estrada dos Pinheiros (Avenida Rebouças). O local era longe o suficiente do Centro e em um ponto onde até mesmo o vento não soprava na direção central, além disso, era relativamente próximo ao cemitério. O Hospital de Isolamento de São Paulo nasceu com o nome de Lazareto dos Varioliosos e foi construído em formato pavilhonar. No início funcionava apenas durante epidemias. Em 1894 ocorre a abertura permanente do Hospital. Separado inicialmente por um “cordão” que dividia área infectada e desinfectada, o paciente removido para o hospital de isolamento poderia ser acompanhado por um familiar e também poderia ser atendido por médico de sua confiança, desde que todos respeitem as normas e a disciplina interna do estabelecimento. Haviam normas específicas que regulamentavam o isolamento. No ano de 1932 ele ganhou o nome de Hospital Emílio Ribas e logo depois de Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Isso porque, Emílio Ribas foi fundamental ao estudo de Infectologia e também Sanitarismo. Emílio Ribas atuou diretamente no combate das epidemias de varíola e também de febre amarela, com relação á esta última, seus estudos clínicos aconteceram no espaço do Hospital. .
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Sem requisitos técnicos para acesso.
Condiçoes de reprodução
Permitida a reprodução mediante as condições presentes nas normas de consulta.
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
DECRETO N. 2.141, DE 14 DE NOVEMBRO DE 1911 que Reorganiza o Serviço Sanitario do Estado; CYTRYNOWICZ, M; CYTRYNOWICZ, R.; STÜCKER, A. Do Lazareto dos Variolosos ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas: 130 anos de História da Saúde Pública no Brasil. São Paulo: Narrativa Um, 2010.
Nota sobre conservação: .
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
