Os documentos referentes ao Grupo Escolar Rural do Butantan compreendem atividades administrativas, científicas, culturais e de divulgação/comunicação interna e externa. Estão presentes, nos documentos textuais, as seguintes tipologias: recortes de jornal, recibos, ofícios, processos,
comunicados, correspondências, fichas, requerimentos, decretos, formulários, atestados médicos, anteprojeto, leis, manuais, boletins, pareceres, livros, diplomas, cartões de agradecimentos, periódicos,
artigos, relatórios, poemas, letras de música, solicitações e cadernos. Os documentos fotográficos são formados por fotografias e álbuns sobre atividades educativas. Os documentos iconográficos são
compostos por álbuns de desenhos e cartazes. Dentre estes documentos, alguns merecem recem ser destacados. Para uma melhor compreensão da formação e ruralização do Grupo Escolar Rural do Butantan, há documentos referentes a leis e decretos sobre concursos para o ensino rural, assim como a organização de novas escolas, editais de concurso para magistério, a criação e extinção dos clubes de trabalho nas escolas, decretos sobre a organização do Grupo Escolar Rural Butantan e a Lei orgânica do Ensino Agrícola, entre os anos de 1929 e 1952. Em paralelo, para que se possa ter uma noção de como era organizado e idealizado o ensino rural no Instituto Butantan, há registros como o cartaz “Como eu devo amar a pátria”, livro de atividades rurais do clube agrícola escolar, de 1934. Possui as transcrições das entrevistas dos ex-alunos Carlos Jared, Carlos Righetti e José Torres.